- Mãos inchadas pela artrite=Dormir de luvas
O aquecimento promovido pela luva pode atenuar sintomas vasculares, como mãos pálidas, roxas e frias, característicos do fenômeno de Raynaud (síndrome que acompanha muitos quadros reumáticos). Mas, contra o inchaço e a inflamação, especificamente, não é um método eficiente. Por ser uma doença inflamatória, a artrite não é desencadeada de fora para dentro.
- Livrar-se de calos=Passar pedras e lixas diariamente
Quem tem pele espessa pode lixar os pés uma vez por semana, mas usar a lixa diariamente não é recomendado em nenhum caso, porque tira a defesa da pele. Ao ter a pele lixada, o organismo funciona como se estivesse faltando algo naquela região e estimula ainda mais essa pele a se tornar espessa. Nas peles mais delicadas, o uso da lixa pode até gerar fissuras no calcanhar. A hidratação diária dos pés com cremes é um método mais eficiente e seguro.
- Ansiedade=Respirar fundo
Só respirar fundo não adianta. Quando a pessoa está muito ansiosa, tende a encher o peito apenas, o que não promove uma oxigenação adequada --para uma boa oxigenação, o segredo é estufar o diafragma e esvaziar o pulmão. Então a dica deveria ser "respire naturalmente". E, quando a respiração estiver sob controle, tentar fazer expirações um pouco mais longas que as inspirações.
- Piolhos=Dormir com maionese no couro cabeludo (sob uma touca)
Segundo os especialistas, a maionese pode atuar de duas maneiras: sufocando os piolhos e facilitando a remoção posterior com pente fino. Não há riscos relacionados a toxicidade, pois a maionese é feita apenas com gema de ovo, óleo e, às vezes, limão. Mas o tratamento não pode ser considerado totalmente efetivo e não existe nenhuma comprovação científica desse método
- Pele seca=Banho de leite
O leite puro não tem contra-indicação nenhuma, porém sua formulação não é adequada para a hidratação corporal. Uma opção é utilizar leite mais óleo de semente de uva, pois a proteína e a gordura do leite associadas à ação emoliente do óleo de semente de uva deixam a pele mais macia. Para ser aplicado puro, o mel é mais eficiente como hidratante.
- Mau cheiro no pés=Aplicar o mesmo desodorante das axilas
Não existe nenhum problema em aplicar um desodorante spray nos pés. Porém, antes de aplicar, é preciso investigar se o mau cheiro não está sendo causado por uma infecção por fungo (micose). Nesse caso, a micose pode demandar tratamento específico antifúngico. Não sendo um caso de micose, o desodorante pode ser útil para prevenir odores indesejáveis.