sábado, 29 de agosto de 2009
A Força que não morre
como se uma força me testasse para ver até onde sou capaz.
Sei que posso muito, mas sei que sou apenas um ser humano.
Não importa quantos sonhos eu perca ao cair, quero ao
menos segurar um.E com ele plantar um novo jardim!
Sou uma eterna sonhadora, uma eterna amante da vida.
E se você acredita que o sol nunca morre ao entardecer, então
acreditará que a força que me conduz também nunca morre,essa
força se chama fé.”
(Vanessa de Oliveira)
sábado, 15 de agosto de 2009
Decisão
As escolhas que você faz podem não parecer importante na vida
das pessoas,mas para a sua tem uma grande relevância.
Uma escolha errada pode destruir por inteiro um sonho e transformá-lo
em pesadelo.E o que fazer quando sua escolha interferir na vida de
outras pessoas?Ah,pergunta difícil de responder;por que você terá de
pensar bastante na conseqüência de sua decisão.
Não é fácil fazer um escolha certa,ainda mais se essa escolha for
contra você;mas será justo ser tão egoísta a ponto de beneficiar-se
do malefício alheio?
Numa tomada de decisão deve-se sempre pesar os prós e contras
e tentar imaginar que proporção vai tomar a sua escolha.
Uma coisa é certa,em tudo na sua vida você terá que decidir,pois
o destino vem com um caderno em branco e você tem a caneta,
claro que Deus também tem uma caneta e mais,tem um corretivo.
Para quando você fizer escolhas ruins possa ter a chance de acertá-las
algum dia,seu caderno vai ficar borrado mais é errando que se aprende.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Saúde nas Unhas
Saiba identificar quando algo vai errado em seu organismo -->
-->
A cor base da unha de indivíduos saudáveis deve ser rosa claro. As que são brancas ou esbranquiçadas, podem sugerir anemia ou alguma doença hepática. Unhas brancas com ponta escura pode ser um sinal de envelhecimento, mas também pode ser sinal de insuficiência cardíaca congestiva, diabetes ou doença hepática. Problemas renais são suspeitos em condição conhecida como meia-e-meia haste, em que a parte inferior da unha é branca, mas uma parcela para a ponta da unha é rosa. Unhas azuladas podem indicar falta de oxigênio, sinal de uma pessoa pode estar sofrendo do pulmão. Unhas verdes podem sugerir infecção por Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria que é comum no meio ambiente. Problemas respiratórios como pólipos nasais e sinusite crônica - podem desencadear a síndrome das unhas amarelas, considerada rara. Unhas espessas, disformes e turvas são geralmente sinal de infecção por fungo. Quanto mais cedo forem tratadas, melhor. É difícil de tratar. A preocupação deve ocorrer se alguém desenvolve uma nova pigmentação nas unhas, assim como um novo sinal sobre a pele. Neste caso é melhor procurar um dermatologista para ver se é um melanoma ou se é apenas uma batida Se notar uma mudança nas suas unhas, é razoável que vá verificá-la, mas não se preocupe sobre isso. Há muitas coisas que acontecem nas unhas que não têm nada a ver com quaisquer condições citadas no texto. Fotos podem ser acessadas no site da Clínica Mayo, dos EUA: http://www.mayoclinic.com/health/nails/WO00055
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Borboleta
Dessas que possuem asas coloridas
Asas de sonhos, asas de vida.
Que embora tão triste seja o destino
toda borboleta o segue.
Ainda que definhe em horas
Viverei intensamente cada minuto,
um pouco de alegria não faz mal
e o bem da vida é ser livre pra viver.
Quero voar,quero crescer!
A felicidade me espera
talvez não agora pois a vejo longe
mas sei que tudo tem seu tempo.
Por que borboletas são assim
vivem o sonho até o fim.
(28/06/09)
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Liderança
Líder é alguém que possui Seguidores.
Algumas pessoas são Pensadores outras Profetas. Papéis importantes e necessários. Mas sem Seguidores, não podem existir Líderes.
Líder Eficaz, não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultado, sim.
Líderes são bastante visíveis, portanto servem de exemplo.
Liderança não quer dizer posição, privilégio, titulo ou dinheiro.
Significa responsabilidade com AUTORIDADE.
Liderança na Organização
As coisas acontecem e são realizadas na sociedade devido à convicção de certas pessoas. A mesma coisa ocorre nas empresas. Os gerentes são os responsáveis diretos pela sobrevivência e pelo sucesso da organização. Cada sucesso da empresa é o sucesso de um ou mais gerentes. Cada fracasso é o fracasso de um ou mais gerentes.
A excelência empresarial está profundamente relacionada com a excelência gerencial. A visão, a dedicação e a integridade do gerente são os principais determinantes do sucesso empresarial. As principais habilidades e ferramentas gerenciais quase sempre se resumem em uma das características fundamentais: a liderança.
Cada pessoa tem as suas aspirações pessoais, os seus objetivos, as suas preferências, as suas características de personalidade, os seus talentos e habilidades. Cada pessoa é única e ímpar. Ao constituírem uma equipe de trabalho, as pessoas se destacam pela diferenças individuais. Para que as pessoas possam trabalhar satisfatoriamente em equipe elas precisam de liderança. A liderança constitui uma necessidade típica do trabalho em equipe. Para fazer a equipe funcionar e produzir resultados, o gerente precisa desempenhar muitas funções ativadoras. Dentre estas funções, sobressai a liderança. O gerente deve saber como conduzir as pessoas, isto é, como liderar as pessoas e administrar as diferenças entre elas. A liderança é necessária em todas as atividades e em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas.
A liderança não deve ser confundida com direção ou com gerência. Um bom dirigente ou gerente deve ser necessariamente um bom líder. O líder nem sempre é um dirigente ou gerente. Na realidade, os líderes devem estar presentes no nível de direção, no de gerência e em todos os seus níveis hierárquicos e em todas as suas áreas de atuação. Contudo, é na gerência que reside o ponto mais crítico da liderança. É neste nível onde são decodificados e traduzidos os objetivos e necessidades da empresa e transformados em metas e esquemas de trabalho para serem implementados e realizados pelos demais outros níveis da hierarquia empresarial. Como a gerência transita no meio do campo, ela passa a ser intermediária entre os objetivos fixados pela alta direção e os meios utilizados pelo nível operacional para o seu alcance. A gerência funciona como o nível mediador, seja interpretando os objetivos fixados pela direção, seja transformando-os em planos e programas de trabalho para serem executados pelas demais pessoas da organização. Ao traduzir os objetivos fixados e convertê-los em programas de ação, a gerência assume o papel de direcionar e conjugar esforços, comunicar, liderar, motivar, avaliar e recompensar as pessoas dentro da organização. O gerente não lida apenas com capital ou dinheiro, com máquinas ou equipamentos, mas trabalha sobretudo com pessoas. É através das pessoas que o gerente consegue a execução das tarefas, a alocação dos recursos materiais e financeiros, a produção de bens ou serviços, bem como o alcance dos objetivos organizacionais. Daí a sobrevivência e o sucesso da empresa. Ao lidar com pessoas, a principal habilidade e ferramenta gerencial que emerge é a liderança.
Perfil do Líder
COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
São conhecimentos acerca da empresa e suas interações no ambiente interno e externo.
COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS
São as habilidades que possibilitam as interações com o outro, visando melhoria das relações e dos resultados.
COMPETÊNCIAS INTRAPESSOAIS
São características e valores pessoais que têm impacto nas competências interpessoais e organizacionais.
“Liderança começa na escola...”
por J.C. Benvenutti
Formado em economia pela UFPR, Pós-graduado em Marketing. É hoje um dos mais requisitados profissionais especialista no fator humano das empresas. Sua atuação no Brasil e no exterior tem trazido proveituosos resultados às empresas. Sua vivência e dedicação aos estudos e pesquisas, o faz uma das maiores autoridades no assunto. Co-autor do livro "Marketing de Serviços - by ESPM", co-autor do livro "Segmentação de Mercado - by Editora Nobel. Membro da Americam Creativity Association – USA.
J.C. Benvenutti mostra as características do líder em palestra de abertura do FórumRH
Com um estilo muito peculiar, que mistura os conceitos teóricos com piadas, ironia e muito humor, J.C. Benvenutti, professor universitário, conferencista e consultor empresarial e especialista no fator humano nas organizações, abriu a série de palestras do 12º Fórum RH com um grande resumo sobre o tema do evento, que é a questão da liderança.
Ele explicou que é tão difícil achar líderes nas empresas justamente porque isso não é ensinado nas escolas. "Qual a hora mais temida nas escolas? A prova. E como se chama o trabalho em equipe nas provas? Cola. Ou seja, você é ensinado desde cedo que não pode trabalhar em conjunto com os colegas e passar seu conhecimento", esclarece.
Benvenutti explicou que o sucesso pessoal, profissional e mesmo da empresa está resumido a uma única equação:
R= (C+H) L
Sendo que R é o resultado, C são as competências, H as habilidades e L, a liderança. O resultado do seu trabalho depende de você somar as suas competências e habilidades, que multiplicadas pela liderança dão o resultado total.
Confira agora as características que, segundo o especialista, formam um líder completo, e as devidas explicações sugeridas por ele:
1. Caráter - pessoa que fala e age de forma coerente
2. Carisma - capacidade de ser aglutinador de pessoas
3. Comprometimento - quem faz é diferente de quem sonha, ter comprometimento é estar disposto a fazer algo
4. Comunicação - uma boa comunicação pede um ambiente claro e propício
5. Discernimento - deve ser regido por valores, não são apenas por maneiras
6. Foco - quanto mais nítido, mais preciso ele é
7. Generosidade - uma vela acende a outra e nenhuma se apaga
8. Iniciativa - fazer acontecer, se não der certo volta e tenta de novo
9. Escutar - para se conectar aos corações, escute!
10. Paixão - fundamental, é o combustível da vida
11.Atitude positiva - é preciso pensar positivamente para que as coisas dêem certo
12. Resolvedor de problemas - diante de um problema, você precisa se perguntar sempre: "o que eu aprendo com isso"? Ou você enfrenta o problema, ou se curva diante dele. Não faça como muitas pessoas que pagam "consórcio de desgraça", e ficam anos sofrendo pelo mesmo problema.
13. Relacionamentos - quando você se dá bem com os outros, estes conseqüentemente vão se dar bem com você também
14. Responsabilidade - ter posição na empresa, saber trabalhar em equipe, jogar junto
15. Seguro - ter consciência das suas competências e fragilidades, e saber que a diversidade é importante, principalmente no ambiente corporativo
16. Autodisciplina - saber liderar a si mesmo
17. Provedor - é aquele que sabe amar mais seus colaboradores do que seu próprio cargo
18. Aprendiz - quanto mais sei, mais sei que nada sei. O importante é aprender sempre e entender que saber algo não pressupõe que você não tenha mais nada a aprender sobre aquilo
19 - Visão - nós somos do tamanho dos nossos sonhos. Se alguém sonha medíocre, vai acabar fazendo coisas medíocres
Conclusão
Com um tema tão amplo e sempre atual, procuramos nos relacionar e acompanhar junto com a classe, através da pesquisa, em que Perfil de Liderança nos encontramos.
Procuramos abordar também como referência em nossa pesquisa a tese do conferencista J.C. Benvenutti, em que, como já vimos ele questiona ironicamente o grande problema da liderança já dentro da formação do profissional.
Podemos sentir também que a liderança está presente em qualquer meio onde se haja concentração de pessoas. Nesses casos podemos verificar a liderança em vários graus e facilmente identificar o líder, seja num problema a ser solucionado; seja num trabalho de escola; seja dentro da família; num jogo de futebol, enfim, a liderança está presente em todos os meios e em diferente grau de intensidade, movidos pela razão ou pela emoção.
Dentre as diversas qualidades observadas para a liderança acontecer, observamos duas que seriam fundamentais:
A sensibilidade, em que o líder consegue antecipar os pensamentos e as emoções de seus companheiros, para assim definir a melhor opção em cada momento.
A Iniciativa, pois de nada valer-se-ia um líder com um mundo de conhecimentos, carisma, responsabilidades, etc. se ele não tiver a iniciativa, ou a ação de começar a fazer algo. Portanto, é a razão e emoção e, ir e fazer!
quinta-feira, 23 de julho de 2009
O que é Cultura Organizacional
Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionali- zado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas...
Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.
Pode-se Mudar a Cultura de uma Organização? Deve-se mudar a cultura da Organização em busca de resultados?
Segundo Kissil (1998), para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Esse conceito responde plenamente esta questão, onde o Autor sugere que a revitalização e a inovação são fatores importantes para as empresas, e de certo modo só se consegue isso mudando a cultura da organização.
O esforço de entendimento mútuo dentro da empresa é uma maneira de garantir uma estrutura consistente e manter o ritmo de produtividade da organização. Para montar as equipes com um perfil variado é preciso de um enfoque cultural e escolher as pessoas que são diferentes. O que faz uma empresa forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, a empresa estará sempre pronta para administrar as mudanças que forem necessárias. Só se consegue isso com uma cultura organizacional forte, onde as pessoas têm os valores e princípios da empresa disseminados de forma clara, onde todos tem orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Drogas: O vício que destrói tudo o que toca
de mortes todos os anos.O que não se sabe é o tamanho da
destruição causada por ele.
Todo tipo de vício é uma bomba relógio no organismo,você
talvez pense que este artigo é dramático demais,mas as
estatísticas mostram que não estou errada.
Vou atentar-me para tão somente falar sobre o vício das drogas.
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que,
introduzida no organismo modifica suas funções; substância
proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe
as funções, as sensações, o humor e o comportamento.
É um vício que destrói tudo o que toca,a família,os amigos,
os estudos,o futuro,etc.
Tudo fica perdido no mundo das drogas.
O dependente químico se quer tem noção do quão monstro
irá se tornar,e quando descobrir já será tarde demais.
Vivemos em um mundo de rápida informação, maior
conscientização do ser humano e ainda assim a droga é uma
pedra no sapato da sociedade, pois junto com ela vem a
violência,prostituição e mortes.
Um aviso aos jovens que a consomem,as drogas não são
brincadeira,não é um remédio pra fazer você fugir dos
problemas,por que eu sei que este também é um dos
motivos de jovens usarem drogas,não queremos um país
de pessoas fracas que se deixam levar por um pó,o ser humano
é mais forte do que isso.
Este é um artigo breve,que espero que possa de alguma forma
contribuir favoravelmente à sociedade,através da informação.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Atividade física adequada ao seu trabalho
ela deve estar adequada as suas necessidades.
No caso de passar muito tempo sentado, dê preferência
a atividades aeróbias como caminhada, ciclismo e natação.
Se sente muitas dores no corpo por causa da má postura,
escolha exercícios anaeróbios como musculação e alongamento.
Caso seu problema maior seja o estresse, faça natação porque
o contato com a água tem efeito terapêutico.
Meditação e Yoga complementam o método de relaxamento.
Se você se relaciona com poucas pessoas no trabalho, tente
compensar a “solidão” com atividades coletivas, como vôlei
ou futebol por exemplo.
O importante é que haja atividade física no seu cotidiano
para que o seu corpo possa suportar as diversas jornadas
de trabalho.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Terapia do Riso
tratamento de doenças,até mesmo as mais graves como Câncer.
E isso pode acontecer?
Claro que sim, os benefícios do riso são: ajuda o sistema imunológico,
aumenta a circulação sanguínea,produz endorfina(substância muito
importante para aliviar a dor) e auxilia em problemas cardio
vasculares.Existem hoje vários hospitais que utilizam o riso como
parte do tratamento,e você sabe que funciona.
Sabe aquela frase que diz:”bons pensamentos atraem coisas boas.”
Pois esta é uma afirmação que explica tudo.
Se ao visitar alguém doente você demonstrar desânimo, tristeza
ou preocupação, isso será passado para o enfermo;mas se você rir,
demonstrar otimismo e carinho pelo o paciente,terá grandes resultados.
Por isso, sorria!Pratique o otimismo, alegria e pensamentos positivos.
Você pode até não dar-se conta, mas irá radiar saúde.
E isso pode ser contagioso!
Risos!
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Mudança
Um pedaço de mim se renova a cada dia,
e contemplo a esperança de poder viver não apenas por viver,mas
ser um tijolo que constrói o novo amanhã.
Não quero fazer parte de uma sociedade que
não se move,nem planta;que nem corre ,nem anda.
Quero ser diferente, fazer a diferença!
E fazer um mundo novo.
“O mundo muda começando por mim.”
(Vanessa)
quinta-feira, 1 de janeiro de 2009
Medo!
Você tem medo de quê?Fobias te assustam?
Saiba que o medo também tem seus benefícios, pois quem se
sente ameaçado com algo,acaba contribuindo para vivenciar
experiências saudáveis;a adrenalina sobe e isso é bom para
o coração,mas sem exagero claro.Ter medo é normal,anormal
é não temer alguma coisa.Todos nós temos algum tipo de medo:
medo de assaltos,escuro,animais peçonhentos,etc.
Mas o que quero ressaltar é a importância de se ter medo,por que
quando a pessoa o sente,ele pode livrar de grandes perigos ou
evitar que você faça algo que poderá prejudicar a si mesmo.
Está certo,que em muitos casos ele torna-se um transtorno para
quem o tem,pois acredito que de todos os temores mais complexos,talvez o medo de falar em público seja o mais comum.
Mas acredite,você pode superá-lo,basta seguir algumas dicas:
* Sempre que for apresentar-se em público,nunca olhe somente
para uma pessoa;olhe para a platéia inteira de forma a não deixar
seu público desconfortável pelo incessante olhar ou por nenhuma
atenção para com algumas pessoas.
* Em uma apresentação tenha firmeza em suas palavras e cause
impacto com uma forma dinâmica e estruturada;para tanto requer prática.
* Tenha cuidado ao escolher o vestuário para a apresentação, saiba usar o bom senso;pois ninguém vai dar atenção para alguém que não sabe nem escolher uma roupa apropriada.
* Muita atenção ao tom de sua voz!Ela não deve ser baixa, pois quem estiver no final não escutará,e deve-se levar em conta que algumas pessoas possuem ouvidos sensíveis. E poderão sair correndo!
* Lembre-se que a porcentagem de uma boa apresentação é a seguinte:
70% Tom de Voz, 20 % Postura e Conteúdo e 10% Roupa.
Mas tudo isso só será conseguido com disciplina e prática de exercícios, vá na frente do espelho e pratique. Não sinta vergonha!
Um exemplo é do grande orador grego Demóstenes.Gago, e com grande força de vontade, colocava pedras na boca e fazia discursos em voz alta à beira do mar. Venceu.