quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Formatação de Trabalhos segundo a ABNT

Disponibilizamos nesta página uma série de especificações de ordem técnica sobre os passos para a elaboração de um Trabalho Científico.Muito longe de ser a palavra final sobre o assunto, é preciso salientar a importância de que o aluno atente sempre para as indicações prestadas pelo seu Orientador do trabalho ou pela Instituição de Ensino, uma vez que não há uma uniformidade inquestionável quanto ao modelo ideal de apresentação técnica de trabalhos científicos.O padrão oficial seguido no Brasil é o que aqui se divulga, buscando demonstrar, embora, como já referido, sem a pretensão de esgotar o estudo das normas técnicas, passo a passo, como se deve proceder para formatar em seu computador o trabalho científico a partir das regras da ABNT.A digitação (ou a datilografia) será feita em uma face apenas do papel (ofício), que deve ter o tamanho A4, ou seja, 29,7 x 21 cm (297mm x 210mm), em espaço um e meio e impresso, de preferência, na cor preta. O tamanho da fonte (pitch) que recomenda a norma ABNT é 12 para o corpo do texto e 10 para as citações longas e notas de rodapé (NBR 14724:2001), podendo que haja uma certa oscilação entre 11 e 14, conforme o tipo de letra escolhido pelo aluno, o quanto mais próximo possível do tamanho indicado.Não há nas normas da ABNT uma definição exata quanto ao tipo de letra que se deve usar na confecção do trabalho científico, ou seja, não há rigor quanto a isso, por se tratar de uma recomendação, não de uma obrigação.Recomenda-se que o aluno utilize as fontes Arial, ou Times New Roman, de preferência, entre outras possíveis (Bookman Old Style, Courier new, Garamond, Tahoma, etc), desde que não haja oposição por parte do Orientador do trabalho ou da Instituição de Ensino.Breves definiçõesMONOGRAFIA é o documento composto de uma parte ou de um número de partes preestabelecido que se complementam (NBR 6023:2000).PROJETO DE PESQUISA é o tipo de documento que apresenta um plano prévio ao desenvolvimento do trabalho até seu final. Não possui capítulos, sendo composto de folha de rosto, sumário e do projeto propriamente dito, com numeração seqüencial única.TESE é o documento resultante de um trabalho de cunho experimental ou a exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado, devendo ser confeccionado a partir de investigação original, sob a coordenação de um Orientador (um Doutor), buscando a titulação de Doutor ou similar (NBR 14724:2001).DISSERTAÇÃO é o documento que contém o resultado de um trabalho experimental ou de uma exposição de estudo científico de tema único e bem delimitado na sua extensão, visando a reunião, a análise e a pertinente interpretação de informações. Deve evidenciar o conhecimento do aluno a respeito da literatura existente sobre o tema e sua capacidade de sistematização. É feita sob a coordenação de um orientador (um Doutor), buscando a titulação de Mestre (NBR 14724:2001).TRABALHO ACADÊMICO (Trabalho de Conclusão de Curso, Trabalho de Graduação Interdisciplinar, etc) é o documento representativo do resultado de um estudo, que expresse conhecimento sobre o assunto escolhido, que tem obrigatoriamente que desprender-se da disciplina ou curso em andamento, sob a coordenação de um orientador.RELATÓRIO DE ESTÁGIO é o documento que apresenta o relato completo e objetivo do período de estágio cumprido pelo aluno em atendimento a exigência da Instituição de Ensino, contendo as experiências, os programas desenvolvidos e os objetivos propostos e alcançados, as observações técnicas e outras informações exigidas.Para configurar todas as páginas:1) vá em Editar/Selecionar tudo2) entre em Arquivo/Configurar página/Margens, alterando como segue:superior: 3/ esquerda: 3 ; inferior: 2 /direita: 2 ; medianiz: 0cabeçalho: 1,25 /rodapé: 1,25; aplicar: no documento inteiro; margens espelho;3) em Tamanho do papel alterar para: A4; retrato;aplicar: no documento inteiro;
4) em Layout alterar para: início de seção: contínua alinhamento vertical: superior aplicar: no documento inteiro* O alinhamento da margem direita não é de caráter obrigatório, conforme aparece no último parágrafo do modelo (em cinza).* Não se pode utilizar nenhum tipo de tapa-margem (alinhamento forçado do tipo barra,travessão, etc).* Pode-se usar o alinhamento feito pelo computador (expansão automática da linha), desde que resulte visualmente aceitável (NBR 14724:2001).ModeloPara configurar o Título1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do título
2) entre em Formatar/Estilo
3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário
4) selecione: Novo
5) no campo escrito Nome, escreva: TÍTULO ABNT
6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal
7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo
8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: Normal
9) selecione:
Formatar/Fonte: Arial; negrito 12; Caixa Alta OK ;
Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: centralizado
recuo esquerdo: 0; recuo direito: 0; especial: nenhum ; espaçamento antes: 168
espaçamento depois: 60; controle de linhas órfãs/viúvas
10)OK; Adicionar ao modelo; Atualizar automaticamente
11) OK
12) Aplicar* O título na página que não recebe numeração (Sumário, Resumo, Introdução, Capítulo, Conclusão, Referências) deve estar a 8 cm da borda superior da página, com alinhamento centralizado.Esses títulos devem estar separados do ponto onde começa o texto por três espaços duplos.* Se a página for configurada com 2 centímetros na parte superior, então o ítem espaçamento antes deve estar marcado com o valor 144.* O título que for numerado, também deve estar a 8 cm da borda superior, embora deva ficaralinhado à esquerda. A separação do numeral quanto ao título deve ser de apenas um espaço(conforme aparece demonstrado no exemplo acima - em cinza). Esses títulos devem estarseparados do ponto onde começa o texto por uma linha em branco.* O tamanho da fonte utilizada no título deve ser o mesmo tamanho da fonte utilizada no corpo do texto.ModeloPara configurar o Subtítulo:1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do título;
2) entre em Formatar/Estilo;
3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário;
4) selecione: Novo;
5) no campo escrito Nome, escreva: SUBTÍTULO ABNT;
6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal;
7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo;
8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: TEXTO ABNT;
9) selecione: Formatar/Fonte: Arial negrito 12 OK
Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: esquerdo
recuo esquerdo: 0 recuo direito: 0
especial: nenhum espaçamento antes: 12 espaçamento depois: 12
Adicionar ao modelo
Atualizar automaticamente ;
11) OK;
12) Aplicar;ModeloPara configurar o parágrafo:1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do parágrafo;
2) entre em Formatar/Estilo;
3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário;
4) selecione: Novo;
5) no campo escrito Nome, escreva: TEXTO ABNT;
6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal;
7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo;
8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: TEXTO ABNT;
9) selecione: Formatar/Fonte: Arial 12
OK
Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: justificado
recuo esquerdo: 0 recuo direito: 0
especial: 1ª linha, por 0,7 espaçamento antes: 0 espaçamento depois: 0
entre linhas: duplo;
10) OK
Adicionar ao modelo
Atualizar automaticamente;
11) OK;
12) Aplicar;* O espaço padrão entre as linhas do texto deve ser espaço duplo, enquanto que a separação dos parágrafos deve ser correspondente a uma linha em branco.ModeloPara configurar a citação:1) coloque o cursor na frente da primeira palavra do parágrafo;
2) entre em Formatar/Estilo;
3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário;
4) selecione: Novo;
5) no campo escrito Nome, escreva: CITAÇÃO ABNT;
6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal;
7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo;
8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: Normal;
9) selecione: Formatar/Fonte: Arial 10 OK Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: justificado recuo esquerdo: 4 cmrecuo direito: 0 especial: nenhum espaçamento antes: 12 espaçamento depois: 12entre linhas: simples;
10) OK;Adicionar ao modelo;
Atualizar automaticamente;
11) OK;
12) Aplicar;* A indicação acima é para ser utilizada na formatação da citação direta longa - aquela comtamanho maior do que três linhas.Exemplo:No entender de Freire:Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos à nossa alegria (1998, p. 80).Ou:... no entender do autor:Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos à nossa alegria (FREIRE, 1998, p. 80).* A citação direta curta (ou breve) - aquela com tamanho de até três linhas deve estar entre aspas duplas, no corpo do texto, em itálico, respeitando o mesmo tamanho de fonte (arial 12). As aspas simples serão usadas quando se quiser fazer uma citação dentro da citação original.Exemplo:No entender de Freire (1998., p. 80): "Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos à nossa alegria".Ou:... no entender do autor: "Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e a esperança. A esperança de que professor e alunos juntos podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstáculos à nossa alegria" (FREIRE, 1998, p. 80).* A citação indireta ou livre é aquela em que se expressa com nossos próprios termos o pensamento do autor citado. Deve-se indicar o nome do autor (em letras minúsculas, se aparecer dentro do próprio texto e em letras maiúsculas, se entre parênteses) e o ano da publicação da obra referida.ModeloPara configurar referências bibliográficas:1) coloque o cursor na frente da primeira palavra da primeira bibliografia;
2) entre em Formatar/Estilo;
3) no campo escrito Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário;
4) selecione: Novo;
5) no campo escrito Nome, escreva: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ABNT;
6) no campo escrito Baseado em, selecione: Normal;
7) no campo escrito Tipo de Estilo, selecione: Parágrafo;
8) no campo escrito Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA; ABNT;
9) selecione: Formatar/Fonte: Arial 12 OK Em Parágrafo, Recuos e Espaçamentos: alinhamento: esquerdo recuo esquerdo: 0recuo direito: 0 especial: nenhum espaçamento antes: 12 espaçamento depois: 12entre linhas: simples ;
10) OK;Adicionar ao modelo;
Atualizar automaticamente;
11) OK;
12) Aplicar;Modelo Para adicionar nota de rodapé/nota de fim:1) coloque o cursor na frente da primeira palavra da primeira bibliografia;
2) entre em Inserir/Notas;
3) no campo escrito Inserir, selecione: Notas de rodapé/Opções ou Notas de fim;
4) no campo escrito Posicionar, selecione: No fim da página;
5) no campo escrito Formato do Número, selecione: 1, 2, 3...;
6) no campo escrito Iniciar em, selecione: 1;
7) no campo escrito Numeração, selecione: Reiniciar a cada seção;
8) Formate em fonte arial, normal, 10, seguindo formatação da página de texto;PaginaçãoTodos os tipos de trabalho devem ter as suas páginas numeradas, obedecendo a uma seqüência cronológica, devendo o número indicador da página respectiva estar localizado no canto superior direito da folha, já desde a primeira página de texto (naquelas páginas onde não apareça nenhum título), a exatos 2 centímetros das respectivas bordas, escrito em algarismos arábicos.Para adicionar a linha pontilhada ao sumário:1) colocar o cursor no final da última letra da última palavra da linha;
2) entrar em Formatar/Tabulação;
3) no campo escrito Marca de Tabulação, escreva: 14,5;
4) no campo escrito Tabulação Padrão, selecione: 1,25;
5) no campo escrito Alinhamento, selecione: Direito;
6) no campo escrito Preenchimento, selecione: 2 (se quiser os pontos mais grossos, selecione: 3);
7) Ok;
8) deixar o cursor após a última letra da última palavra em cada linha do sumário e apertar a tecla TAB;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS1 FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico. Explicitação das Normas da ABNT. 11 ed. Porto Alegre : s.n., 2002.2 THUMS, Jorge. Orientações para o Trabalho Acadêmico. Canoas : ULBRA, 1999.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, algumas vezes temos o blog e ficamos tempos sem vir nele. Então quero deixar aqui meu comentário que foi de excelente ajuda sua postagem sobre as regras da ABNT. Me ajudou por demais. Abraços e ótima semana.